:

  • Com alto crescimento do dólar e pressão por novos cortes de gastos, Lula cancela férias de Haddad


  • Secretaria da Fazenda diz que Haddad suspendeu férias após restabelecimento da esposa, Ana Estela, que passou por cirurgia; despacho é assinado pelo presidente. Lula e Haddad se reúnem nesta segunda em Brasília.

Nesta segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou despacho no Diário Oficial da União (DOU) cancelando as férias do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O ministro Haddad tiraria férias no começo deste ano, até 21 de janeiro. No fim de 2024, esse período já havia sido interrompido.

A previsão era de que o ministro retornasse a Brasília apenas por uma semana e voltasse a descansar a partir da próxima sexta (10).

A partir da decisão que foi publicada hoje, porém, as férias foram canceladas em definitivo e devem ser remarcadas.

De acordo com a Fazenda, o cancelamento das férias de Haddad, formalizado por Lula, aconteceu após o "pronto restabelecimento" de um familiar. A esposa do ministro, Ana Estela Haddad, passou por cirurgia no fim de 2024.

"A decisão de cancelar o período de descanso foi tomada após o pronto restabelecimento de seu familiar que passou por um procedimento cirúrgico no final do ano, motivo da marcação de férias neste período", declarou o Ministério da Fazenda, por meio de nota.

O ministro Haddad tem agenda pública para esta segunda-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. O encontro será reservado.

O cancelamento das férias do ministro Haddad ocorre em meio à disparada do dólar e à pressão do mercado financeiro por novas medidas de controle de gastos públicos.

A pressão que vem acontecendo sobre o dólar resultou na intervenção do Banco Central, com leilões de venda de divisas, no fim do ano passado.