-
China Pode Ter Nova Onda De Covid-19, Segundo Cientista
-
A estimativa do cientista Zhong Nanshan são de 65 milhões de casos semanais de Covid-19
- Por Anderson Santos
- 26/05/2023 23h28 - Atualizado há 1 ano
A China, que impôs algumas das restrições mais rigorosas durante a pandemia de Covid-19, começou a flexibilizar as medidas da política Covid Zero em dezembro de 2022.
No entanto, desde então, o país tem enfrentado um aumento significativo de infecções pelo coronavírus, impulsionado pela circulação da variante Ômicron, conhecida como XBB, que é altamente transmissível.
Essa situação coloca a China diante de uma possível nova onda de Covid-19, com projeções alarmantes feitas pelo renomado cientista Zhong Nanshan, especialista em doenças respiratórias.
— CHOQUEI (@choquei) May 26, 2023
Segundo suas estimativas, o país poderia chegar a registrar até 65 milhões de casos por semana, com o pico previsto para o final de junho. Nanshan, que teve papel importante na identificação dos primeiros casos de coronavírus em 2003, associados à SARS, fez essas declarações durante uma conferência científica em Guangzhou, citadas pelo jornal Pengpai Xinwen de Xangai.
Cenário Mundial
Enquanto isso, a nível global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou uma diminuição nos novos casos e mortes relacionadas à Covid-19 nos últimos 28 dias analisados, abrangendo o período de 24 de abril a 21 de maio.
Contudo, houve aumentos nos casos relatados em algumas regiões, como a África e o Pacífico Ocidental, e aumentos nas mortes em regiões como África, Américas, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental.
Até 21 de maio, os números globais já ultrapassavam 766 milhões de casos confirmados e 6,9 milhões de mortes.