:

  • Programa 'Opera Saúde Sergipe' Reduz a Espera por Cirurgias


  • Procedimentos de Média Complexidade em Foco na Primeira Fase do Programa

O programa "Opera Saúde Sergipe" foi lançado neste sábado (22), com o propósito de aprimorar a oferta de cirurgias para os beneficiários do sistema de saúde, reduzindo significativamente o tempo de espera para os procedimentos de média e alta complexidade.

Durante um mutirão realizado no Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) José Leonel Ferreira Aquino, onde o programa foi apresentado, aproximadamente 2.500 pessoas foram cadastradas.

A partir da próxima segunda-feira (24), para ter acesso ao programa, o cidadão deve dirigir-se a uma unidade de saúde próxima à sua residência ou a um hospital credenciado, onde passará por uma consulta. Em seguida, o paciente será avaliado por um cirurgião, que realizará o cadastramento no sistema. Com o cadastro concluído, o paciente poderá acompanhar o prazo para cirurgia por meio do aplicativo 'Opera Saúde Sergipe'.

Os procedimentos cirúrgicos eletivos serão realizados nos seguintes hospitais:

  • Hospital Senhor dos Passos (em São Cristóvão)
  • Hospital Nossa Senhora da Conceição (em Lagarto)
  • Hospital Amparo de Maria (em Estância)

Nesta primeira fase do programa, o foco será nos procedimentos de média complexidade, abrangendo especialidades como histerectomia total, colecistectomia, postectomia, histerectomia por via vaginal, correção cirúrgica de hidrocele, hernioplastia incisional, hernioplastia umbilical, hemorroidectomia e laqueadura tubária.

De acordo com o governador do estado, Fábio Mitidieri, a expectativa é iniciar a segunda fase no final deste ano, visando eliminar as filas de espera para procedimentos de outras especialidades.

O governo do estado prevê que, durante a primeira fase do projeto, serão realizadas 10 mil cirurgias de diversas especialidades, abrangendo todos os 75 municípios do estado, com um investimento aproximado de R$ 57 milhões.