:

  • Muitas pessoas não conseguem dormir sem seu parceiro: especialistas dão dicas


  • Uma das razões de só dormir bem quando seu parceiro está tem ligação com a rotina da hora de dormir, que pode ser ajustada

Os casais que passam por um “divórcio do sono” têm estado na moda nos últimos anos,  ou apenas a percepção de que o sono em parceria nem sempre é a coisa harmoniosa que as pessoas pensam que deveria ser.

Se você tem problemas para adormecer ou dormir quando seu parceiro não está presente, isso também é comum.

Esse incômodo aparece principalmente em pessoas cujos parceiros faleceram, disse a Dra. Wendy Troxel, psicóloga clínica baseada em Utah e cientista comportamental e social sênior da RAND Corporation.

Esse problema pode ter a ver apenas com o parceiro, enquanto outras têm mais a ver com a rotina da hora de dormir que você tem com ele, que pode ser mais propícia ao sono do que aquela que você tem sem ele.

“Tem havido tanto foco em casais dormindo separados, mas estava faltando a outra parte da história sobre por que muitos casais preferem dormir juntos e por que tende a haver esse impulso psicológico para dormir com uma pessoa”, disse Troxel, autor de “Compartilhando as cobertas: o guia para casais dormirem melhor”. “No nível básico, dormir juntos proporciona uma sensação de segurança, o que pode realmente facilitar um sono saudável.”

Especialmente para as mulheres, som da respiração de um parceiro, o peso e o calor do corpo dele ao seu lado e a sensação de estar mais seguro e protegido, pode deixar sua mente tranquila, um estado necessário para um bom sono, disse ela. 

“Nossos cérebros querem se sentir seguros para adormecer, e uma das melhores maneiras de se sentir seguros é ter rotinas e ambientes relativamente previsíveis”, completou Troxel.

Existe também o efeito fisiológico positivo de abraçar, dar as mãos ou fazer sexo antes de adormecer, o que pode estimular hormônios do bem-estar, como a oxitocina, que reduz o estresse, disse Troxel. 

Realizar essas atividades garante que você passa menos tempo nas telas antes de dormir, disse o Dr. Raj Dasgupta, professor associado de medicina clínica na Huntington Health em Pasadena, Califórnia.

Especialistas em sono recomendam sair das telas pelo menos meia hora antes de ir para a cama. Além disso, “os parceiros também passam a fazer parte do ritual e da rotina de ir para a cama”, disse Troxel. 

A rotina é fundamental para uma boa noite de descanso e ajuda a regular nossos ritmos circadianos e sinaliza ao cérebro que é hora de dormir, dizem os especialistas.

Quando você perde a companhia do seu parceiro e se sente menos seguro, isso pode aumentar seus níveis de estresse, dizem os especialistas. 

O que você pode fazer a respeito “Às vezes é possível que uma pessoa sinta necessidade de dominar o sono sozinho, mesmo que prefira dormir com o parceiro, apenas por uma questão de logística e continuidade quando o parceiro não está presente,” disse o Dr. Joshua Tal, psicólogo clínico baseado em Nova York, especializado em problemas de sono.

É preciso tentar melhorar a saúde do sono sozinho é que o parceiro normalmente não fica fora por tempo suficiente para que você desenvolva substancialmente a habilidade de dormir de forma independente, acrescentou Tal. 

“Depois de algumas noites sem dormir bem, você vai dormir. Portanto, é importante ter a chance de experimentar sem a pessoa para aprender que você pode dormir bem sem ela”, completou Tal.

Há coisas que você pode tentar fazer para obter o conforto que precisa e tornar mais fácil dormir sozinho. 

As atividades para melhorar a qualidade do sono pode ser alongamento, ioga, meditação, banho quente, aromaterapia ou técnicas de respiração, como relaxamento muscular progressivo, respiração 4-7-8 ou respiração diafragmática, disseram os especialistas.

Se fica preocupado com a sensação de que o quarto está muito silencioso sem o som da respiração do seu parceiro, “ventiladores ou ruídos brancos são realmente bons para simular ruídos respiratórios”, disse Tal.