:

  • Adolescente Esfaqueia Professores E Aluno Em São Paulo; Uma Professora Morreu


  • Atentado ocorreu às 7h20 desta segunda-feira (27) na escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia (SP).

Três professores e um aluno foram atacados por um adolescente de 13 anos na manhã desta segunda-feira (27), aproximadamente às 7h. O infrator feriu as vítimas com uma faca, de acordo com as informações do Corpo de Bombeiros. 

O atentado ocorreu na Escola Estadual Thomázia Montoro, na Vila Sônia, zona oeste de SP. 

Estado Das Vítimas

A princípio, a polícia informou que dois estudantes teriam sido feridos pelo menor. Entretanto, um deles foi socorrido em estado de choque, mas sem lesões. O outro aluno sofreu um corte no braço, foi levado a um hospital da região.  

Quanto às professoras, uma sofreu parada cardiorrespiratória e teve que ser socorrida com urgência pelo helicóptero da PM. Das demais, uma foi levada ao Hospital Bandeirantes e outra para o Hospital das Clínicas.

Foi informado há pouco que a professora socorrida pelo Helicóptero Águia, Elisabete Tenreiro (71 anos), teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital das Clínicas.

Uma das professoras veio a óbito — Imagem: Reprodução

Segundo as informações da PM, o autor dos ataques é um aluno do 8º ano. O mesmo foi contido e levado para o 34° DP, onde a ocorrência será registrada.

Em entrevista à TV Globo, os pais dos alunos relataram que os alunos se agridem constantemente nesta escola. 

Ato Heroico


O secretário de Segurança Pública, capitão Guilherme Derrite, contou que uma das professoras conseguiu deter o menor em um ato heroico. Segundo ele, se a professora não tivesse o imobilizado a tragédia seria ainda maior:

“Ela imobilizou o agressor, fez com que a arma branca fosse retirada dele. Se não fosse essa ação, a tragédia teria sido maior”, disse o secretário.

O secretário de Educação, Renato Feder, soube da atitude corajosa da docente e a elogiu publicamente:

“Conseguimos uma heroína hoje, a professora Cíntia. Não tivemos nenhuma criança com ferimentos graves. Toda escola está muito triste, difícil saber o que aconteceu e as motivações”, declarou Feder.

O Secretário suspendeu as aulas e disse que dará três dias de luto pela morte da professora Elisabeth Tenreiro. 

Motivação

De acordo com o depoimento de um dos alunos, o agressor teria se revoltado com um dos colegas que teria o chamado de 'macaco'. 

"Hoje, esse menino que chamou o outro de macaco veio com uma e esfaqueou várias vezes", contou o garoto em frente à escola.


Governador Oferece Apoio

O governador Tarcísio de Freitas lamentou o ocorrido em suas redes sociais. Tarcísio também afirmou que dará total assistência às vítimas e seus familiares. 

"Não tenho palavras para expressar a minha tristeza com a notícia do ataque a alunos e professores da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia. O adolescente de 13 anos já foi apreendido e nossos esforços estão concentrados em socorrer os feridos e acolher os familiares"

 


Tarcísio está cumprindo uma agenda fora do país. Ele terá uma série de reuniões pela Europa e hoje se encontra em Londres, na Inglaterra.