:

  • General que comandou tentativa de golpe na Bolívia é detido, conforme Reuters


  • As tropas tinham invadido o palácio presidencial em La Paz

Na tarde desta quarta-feira (26), as autoridades da Bolívia prenderam o general Juan Jose Zuniga.

De acordo com o veredito de uma testemunha da agência de notícias Reuters, horas após que as tropas invadiram o palácio presidencial durante a uma tentativa de golpe militar.

O governo da Bolívia e líderes internacionais denunciaram a tentativa de golpe.

Ainda não se sabe para onde Zuniga será levado.

Quem é o general que tentou dar o golpe?

Desde 2022, Juan José Zuñiga prestou serviço como comandante-chefe do Exército da Bolívia.

Porém, na segunda-feira (24), o militar fez afirmações conturbadas contra o ex-presidente boliviano Evo Morales, relatando que ele "não pode mais ser presidente deste país".

Devido as suas declarações, o seu cargo foi retirado de sua posse, visto que o governo decidiu demiti-lo na terça-feira (25).

Embora, o indivíduo se revoltou contra o Executivo, liderando o levante.

Presidente presta denúncia para a tentativa de golpe

Arce denunciou a manifestação de algumas unidades do exército em La Paz , sendo elas lideradas pelo general Juan José Zuniga, alertando sobre a tentativa de golpe de Estado.

"Hoje, o país enfrenta uma tentativa de golpe de Estado. Hoje, o país enfrenta mais uma vez interesses para que a democracia na Bolívia seja interrompida", disse o presidente em comentários do palácio presidencial, tendo soldados armados do lado de fora.

"O povo boliviano está convocado hoje. Precisamos que o povo boliviano se organize e se mobilize contra o golpe de estado em favor da democracia", complementou.