:

  • Inflação: mercado financeiro reduz a estimativa para 2023


  • Economistas do mercado financeiro também passaram a prever corte menor na taxa básica de juros no ano que vem. Números foram divulgados nesta segunda-feira (30) pelo BC.

Economistas do mercado financeiro fizeram redução na expectativa de inflação em 2023, que passou de 4,65% para 4,63%.

Essa informação foi registrada no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Banco Central. O estudo ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia.

-Apesar da queda, a estimativa dos analistas para a inflação de 2023 continua abaixo do teto da meta que foi definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

- A meta central de inflação neste ano é de 3,25%, e será considerada oficialmente cumprida se o índice oscilar entre 1,75% e 4,75% neste ano.

-A última vez que a expectativa de inflação do mercado ficou dentro das metas fixadas para este ano havia sido em 15 de junho de 2022 (4,73%).

Esse recuo na estimativa de inflação do mercado para este ano aconteceu após a divulgação do resultado da inflação oficial de setembro, que somou 0,26%.

Esse resultado ficou novamente abaixo novamente, das projeções realizadas pelos analistas.

Se essa projeção do mercado financeiro se confirmar, será interrompida uma sequência de dois anos de descumprimento da meta de inflação.

No ano de 2021, o IPCA somou 10,06%. E em 2022, a inflação somou 5,79%.

A estimativa de inflação para 2024 subiu de 3,87% para 3,90% nessa última semana. Para o próximo ano, a meta de inflação é de 3% e será considerada cumprida se variar entre 1,5% e 4,5%.

Para determinar a taxa básica de juros e tentar segurar a alta dos preços, o BC já está mirando, na meta do ano que vem.

Quanto mais alta a inflação, menor é o poder de compra das pessoas, principalmente das que possuem uma renda baixa e recebem salários menores. 

Isso ocorre porque os preços dos produtos aumentam, sem que o salário acompanhe esse crescimento da inflação.

Produto Interno Bruto

Acerca do resultado sobre o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, o mercado financeiro reduziu a previsão de crescimento de 2,90% para 2,89%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços que são produzidos no país. Esse indicador serve para medir a evolução da economia.

Para 2024, a expectativa de previsão de crescimento da economia do mercado financeiro permaneceu inalterada em 1,50%.

A previsão de um crescimento maior da economia ocorre após o anúncio de que o Produto Interno Bruto (PIB), do segundo trimestre desse ano teve alta de 0,9%, muito acima da expectativa dos analistas.

Taxa de juros

Economistas do mercado financeiro mantiveram as estimativas para a taxa básica de juros sobre a economia brasileira para o final deste ano e de 2024.

-A taxa Selic atual está em 12, 75% ao ano após duas reduções seguidas promovidas pelo Banco Central.

-O mercado financeiro manteve a projeção para a taxa Selic em 11,75% ao ano para o fim de 2023.

-A projeção do mercado para o juro básico da economia para o fechamento de 2024 subiu de 9% para 9,25% ao ano. Com isso, os analistas passaram a prever um corte de juros menor em 2024.