:

  • Crescimento da economia brasileira é surpreendente no primeiro trimestre


  • Estudos do IBC-BR Apontam superação das expectativas para o crescimento da economia brasileira.

No primeiro trimestre 2023 a economia brasileira teve um alto crescimento segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) , a partir da prévia calculada do Produto Interno Bruto (PIB).

O aumento foi de 2,41% em relação ao mesmo período do semestre anterior. Esse resultado confirma o crescimento econômico divulgado no primeiro bimestre, que foi de 3,32%. Dados divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Banco Central.

O indicador mostra um crescimento econômico de 3,37% em relação ao mesmo período do ano de 2022.

Com relação aos outros meses até março, o IBC-BR destaca um crescimento significativo da atividade econômica de 3,31%, e esse fato ocorreu motivado pela expansão dos serviços.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços tiveram crescimento de 1,1% em fevereiro, o que resultou em uma alta de 7,8% em um ano.

Em junho, o IBGE irá divulgar o resultado do PIB no primeiro bimestre. No ano de 2022 a expansão do PIB foi de 5% em relação ao ano anterior o que totalizou R$ 9,9 trilhões de valores correntes.

Setores que avançaram em 2023 e estão contribuindo para o crescimento econômico:

Tecnologia


O setores tecnológicos têm construído produtos e serviços de alta qualidade, assim como aplicação de novas técnicas com uso de Inteligência Artificial, Big Data e Cloud Computing, esses setores continuarão a se destacar.

Serviços de saúde

 Após a pandemia serviços como a telemedicina cresceu rapidamente atendendo as necessidades de uma boa parte da população. Esse avanço foi possibilitado graças as tecnologias que possibilitam cuidados mais eficientes e custos mais baixos.

Varejo

Nesse setor o e-commerce está com grande faturamento, juntamente com serviços de delivery. As empresas estão se adaptando as novas ferramentas e serviços tecnológicos para oferecer mas acessibilidade aos seus produtos.

Construção civil

Esse setor também vem se desenvolvendo bastante com o financiamento do sistema digital. Podemos dar destaque as impressões em 3D, criando edifícios modernos com baixos custos e de alta qualidade.

Agronegócios

O setor agrícola também elevou seu crescimento com auxílio de novas tecnologias. O sistema de monitoramento tem sido adotado o que possibilita a otimização dos processos agrícolas e melhora a qualidade dos produtos.

Turismo

A criação de aplicativos de viagens contribui para a oferta de pacotes turísticos, os serviços de passagem aérea também vem sendo facilitados e proporcionando maior acessibilidade aos turistas. Assim como a publicidade digital adotada por muitas empresas para impulsionar a venda de seus serviços.