:

  • Redução da estimativa de inflação para 2023, mercado prevê alta do PIB acima de 2% e queda maior do juro


  • Depois de dezembro de 2021, essa é a primeira vez que o mercado prevê uma alta do PIB acima de 2% para este ano. Projeção para este ano está superando o teto da meta que foi definida pelo governo, que é de até 4,75%.

O mercado financeiro reduziu a estimativa de inflação desse ano de 5,42% para 5,12%,  prevendo uma alta maior do Produto Interno Bruto (PIB)  e uma queda dos juros básicos da economia.

Esses dados foram divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira(19) no relatório "Focus". Para realizar esse levantamento foram ouvidas mais de 100 instituições financeiras na semana passada sobre as projeções para a economia

Essa queda de projeção na inflação deste ano ocorreu após a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que somou 0,23%.

Durante um ano, até maio, a inflação somou 3,94%. Esses números vieram muito abaixo das estimativas do mercado financeiro.

Após o recuo na projeção de inflação pelo mercado para 2023, a mesma ainda está superando o teto da meta que foi definida pelo governo e fixada em 3,25% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Essa meta será declarada como cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.

Caso a estimativa do mercado financeiro se cumpra, este ano será o terceiro consecutivo de estouro da meta de inflação, ficando acima do teto fixado pelo governo.

Com a inflação maior, o poder de compra das pessoas é menor, principalmente para aquelas que recebem os menores salários.

O fato ocorre porque os preços dos produtos aumentam, e o salário não acompanha esse crescimento da inflação.

A projeção de inflação do mercado financeiro para o ano de 2024 caiu de 4,04% para 4%. 

A meta de inflação do próximo ano, estabelecida pelo CMN, é de 3% e será declarada como cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%.

Projeção de crescimento da economia 

A expectativa de crescimento do PIB deste ano de 2024, do mercado financeiro avançou de 1,84% para 2,14% na última semana. 

Desde dezembro de 2021 é a que o mercado projeta uma alta do PIB acima de 2% para este ano.

O PIB se caracteriza como a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Esse  indicador é usado para medir a evolução da economia.

Esse aumento na projeção de crescimento da economia ocorreu depois de ser divulgado o resultado do PIB do primeiro trimestre apontando uma expansão de 1,9% comparado com os últimos três meses do ano passado. 

Esse resultado ficou acima das expectativas de economistas do mercado.

Agora para 2024, a estimativa de crescimento do mercado financeiro recuou de 1,27% para 1,20%.

Juros 

Foi reduzida pelo mercado financeiro a previsão para a taxa básica de juros da economia, a Selic, de 12,50% para 12,25% ao ano para o fim de 2023. Hoje, o índice é de 13,75 ao ano.

A projeção do mercado para o fim de 2024 para o juro básico da economia obteve uma queda de 10% para 9,5% ao ano. A partir daí  o mercado estima uma queda do juro também para o próximo ano.