:

  • Pneumonia Leve: Lula Adia Viagem À China Mais Uma Vez


  • Aos 77 anos e com saúde frágil, Lula foi várias vezes a hospitais desde a posse

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula Da silva (PT) à China, neste domingo (26), foi mais uma vez adiada. 

Lula estava de encontro marcado com o presidente chinês Xi jinping, para tratar de relações comerciais, guerra entre Ucrânia e Rússia e governabilidade mundial. 

O assessor particular do presidente, Celson Amorim, disse que a nova data para a ida ao país asiático ainda não foi confirmada. Esse processo exige que as autoridades brasileiras e chinesas conversem para definir o novo encontro.

Neste sábado (25) um comunicado foi enviado à imprensa por meio da Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto. Nele explica que o motivo do cancelamento da viagem foi por orientação médica. 

Lula Apresenta Pneumonia Leve

Lula segue em repouso por orientação médica - imagem: reprodução

O presidente Lula recebeu o diagnóstico de "pneumonia leve" na última quinta-feira (23). 

No dia seguinte o governo anunciou que o embarque de Lula para a China seria adiado da manhã deste sábado (25) para a manhã de domingo (26). 

Segundo sua assessoria, Lula passou por uma bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na quinta-feira à noite. 

A médica Ana Helena Germoglio acompanha o tratamento do presidente e, em nota, ela recomenda o adiamento da viagem "até que se encerre o ciclo de transmissão viral".

Íntegra da nota

Confira na íntegra a nota divulgada pelo Palácio do Planalto:

Em função de orientação médica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu adiar sua viagem à China. O adiamento já foi comunicado para as autoridades chinesas com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data.

Nota médica abaixo: 


“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.

Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral. Dra. Ana Helena Germoglio”