-
Candidatos do Rio Grande do Sul têm isenção na inscrição para o Enem
-
Ministro da Educação, Camilo Santana, fez a divulgação durante reunião no Palácio do Planalto.
- Por Camilla Ribeiro
- 20/05/2024 21h28 - Atualizado há 7 meses
Nesta segunda-feira (20), ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção na inscrição do Enem, mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios tradicionais para receber o benefício.
De acordo com o ministro, aproximadamente 40 mil alunos serão assistidos, o que totalizaria algo em torno de R$ 3,5 milhões em custos para o governo.
De acordo com Santana, o Rio Grande do Sul terá um calendário próprio para novas inscrições.
No entanto, para que isso ocorra, será necessário esperar a situação do estado evoluir, no que diz respeito aos temporais e cheias que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril.
O governo não estipulou data para divulgar esse novo calendário. O anúncio ocorreu após reunião no Palácio do Planalto, em Brasília.
Enem 2024
As inscrições para o Enem 2024 deverão ser realizadas de 27 de maio a 7 de junho para todo o Brasil. As provas deverão ser aplicadas em 3 e 10 de novembro.
Após o anúncio desta segunda o cronograma de inscrições deverá ser diferenciado para os gaúchos.
O ministro da Educação disse que o governo estuda um calendário diferenciado para aplicação das provas para candidatos do Rio Grande do Sul.
Os pedidos para isenção da taxa de inscrição (85) do Enem foram divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo exame.
Quem tem direito à isenção?
-Alunos do último ano do ensino médio de escolas públicas;
-alunos que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 2.118);
- cidadãos em vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Agora, além desses grupos, os moradores do Rio Grande do Sul também terão direito.