:

  • Durante estadia na Bélgica Lula se reuniu com figuras políticas


  • Lula teve vários encontros bilaterais em viagem para reunião de cúpula Celac-União Europeia.

O presidente Lula (PT) participou entre segunda (17) e terça-feira (18) de várias reuniões bilaterais em Bruxelas, na Bélgica.

O presidente viajou ao país para participar de uma reunião da cúpula entre os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e também da União Europeia. 

O evento se encerra nesta terça e o presidente retornará ao Brasil na quarta (19).

Além de cumprir a agenda oficial do evento, Lula também realizou reuniões de portas fechadas com autoridades como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e um emissário do presidente dos Estados Unidos Joe Biden.

"Nós temos uma atividade econômica intensa no Brasil nos dias de hoje, queremos compartilhar essa intensidade da atividade econômica com os nossos parceiros da União Europeia.Nós queremos compartilhar com os nossos parceiros do Mercosul, da América Latina e do Caribe", falou Lula antes da reunião com van der Leyen.

"E mais importante ainda: nós queremos aprofundar com a União Europeia a discussão sobre a questão não apenas do desenvolvimento industrial e do crescimento econômico, mas queremos discutir profundamente a questão climática", completou. 

O presidente também participou de reunião com Chris Dodd que é emissário do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o rei da Bélgica, Filipe I, e com o primeiro-ministro do país, Alexander De Croo.

"Conversamos sobre meio ambiente e uma missão empresarial belga que deve visitar o Brasil ano que vem. E também um pouco sobre futebol", disse Lula após o encontro.

Durante reunião com o líder da Suécia, Lula falou sobre os caças Gripen, que são utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB), de acordo com o governo brasileiro.

Brasil e Suécia têm um contrato de produção das aeronaves envolvendo a Embraer e a SAAB.

Lula recebeu convite do primeiro-ministro sueco para visitar a Suécia e também retribuiu o convite a Kristersson  para que visitasse o Brasil, durante uma missão comercial no ano que vem.

Lula se encontrou também com o chanceler federal da Áustria, Karl Nehammer. De acordo com o Planalto, eles conversaram e o presidente brasileiro também o convidou a visitar o Brasil.

Lista de reuniões bilaterais de Lula na Bélgica:

-presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen;

-Chris Dodd, emissário do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden;

-presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola;

-primeiro-ministro do Reino da Suécia, Ulf Kristersson;

chanceler federal da Áustria, Karl Nehammer;

-primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen;

-primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley; e

-rei dos Belgas, Filipe I, e primeiro-ministro do Reino da Bélgica, Alexander De Croo;

-chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.