:

  • Lula já se encontra em Nova York; confira os detalhes


  • Lula ficará nos Estados Unidos até quinta-feira (21). Participará de eventos da ONU e com Joe Biden.

O atual presidente, Luiz Inácio Lula Da Silva (PT), chegou na noite deste sábado (16) em Nova York, nos Estados Unidos.

Lula participará da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), além de um evento que contará com o presidente norte-americano, Joe Biden.

Sua ida para os EUA foi após a viagem a Cuba, em Havana, onde compareceu na reunião de líderes do G77 (encontro que reúne países em desenvolvimento, e a China).

Sua viagem para os Estados Unidos terá duração até quinta-feira (21). Segundo o Palácio do Planalto o presidente terá encontros com lideranças estrangeiras e empresariais.

Um dos eventos principais da agenda é o discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, que acontecerá terça-feira (19).

Como tema desse ano da assembleia será os esforços para a realização da Agenda 2030, que engloba 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem realizados pelos 193 países-membros da ONU até 2030.

Lula e Biden

De acordo com sua agenda, Lula terá dois eventos com Joe Biden.

Na quarta-feira (20), o presidente brasileiro terá uma reunião bilateral com Biden, em um hotel de Nova York. O tema discutidos não foi divulgado.

Logo após, ambos presidentes em conjunto lançarão uma iniciativa em relação em defesa do trabalho decente.

Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o petista teria sido convidado para integrar a ação em julho por Biden.

O governo brasileiro compartilhou que será um começo global para "avanço dos direitos trabalhistas na economia do século XXI”.

Agenda em Nova York:

domingo (17): está previsto reunião com empresários e jantar oferecido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) que devem contar com as participações de parlamentares, entre os quais os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG);

segunda (18): ocorrerá reuniões bilaterais;

•terça (19): Assembleia Geral da ONU e bilaterais;

•quarta (20): reunião e lançamento com Joe Biden;

•quinta (21): entrevista à imprensa antes de embarcar de volta ao Brasil.