:

  • Preservação ambiental: Lula e Biden conversam por telefone sobre e iniciativa de 'trabalho decente'


  • Os dois presidentes conversaram por telefone nesta quarta-feira (16). Lula deve visitar os EUA no mês de setembro para abertura da assembleia-geral da ONU.

Nesta quarta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou durante 30 minutos por telefone com o presidente dos Estados Unidos Joe Biden.


O petista fez declarações em uma rede social, logo após a conversa, que os dois falaram sobre "o combate às mudanças climáticas, a Cúpula da Amazônia e preservação ambiental. Também falamos sobre uma iniciativa conjunta do Brasil e dos Estados Unidos por trabalho decente que iremos lançar em breve".

De acordo com o Palácio do Planalto, Lula também demonstrou solidariedade às vítimas dos incêndios no Havaí e suas famílias, o pior da história dos EUA, segundo Biden.

Debate sobre o meio ambiente 

O governo brasileiro informou, em nota, que Lula ressaltou "a importância de avançar seriamente no debate sobre as mudanças climáticas".

E detalhou os debates ocorridos na Cúpula da Amazônia, realizada em Belém, na última semana.

Segundo informações do Planalto, Biden disse concordar "em 100%" com as questões levantadas por Lula, e "reconheceu as responsabilidades dos países desenvolvidos e a necessidade de apoiar os países em desenvolvimento a lidar com os efeitos da crise climática".

O governo disse ainda que o presidente dos EUA "destacou a importância da construção de uma parceria forte, em vista do protagonismo brasileiro nesses temas". 

'Trabalho decente'

Os presidentes, que já se reuniram em fevereiro deste ano e devem ter novo encontro em setembro. 

Lula deve ir a Nova York para a abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cabe ao representante do Brasil abrir o debate dos chefes de Estado e de governo.

Na ocasião, Lula e Biden devem ter uma reunião de trabalho separada. Os dois pretendem discutir o plano de incentivo ao ‘trabalho decente’.

Os presidentes discutiram o tema na ligação desta quarta:

"Os dois líderes também trataram da iniciativa conjunta para o avanço do trabalho decente na economia do século XXI, a ser proposto por EUA e Brasil, com a participação de representantes dos movimentos sindicais e da OIT, por ocasião da próxima Assembleia Geral das Nações Unidas", diz o Planalto.

O conceito intitulado "trabalho decente" faz parte da lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, em 2015.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), esse conceito prioriza uma série de indicadores, como oportunidades de emprego, rendimentos, jornada e trabalho análogo à escravidão.