:

  • O quinto voo de repatriação de brasileiros decola de Israel com 215 passageiros embarcados


  • O avião da FAB saiu de Tel Aviv e pousará no Rio de Janeiro na madrugada deste domingo. Até o momento, 701 brasileiros que estavam em Israel foram trazidos ao Brasil. Governo negocia com Egito e Israel para tentar retirar brasileiros da Faixa de Gaza.

Mais um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Tel Aviv, Israel por volta das 12h (horário de Brasília) deste sábado (14). Esse é o quinto voo de repatriação de brasileiros que pediram ajuda para deixar o Oriente Médio.

Segundo a FAB, 215 passageiros estão embarcados na aeronave, modelo KC-30. Entre os passageiros estão nove bebês de colo e 16 animais de estimação no grupo.

A chegada do avião ao Rio de Janeiro está prevista para a madrugada deste domingo (15). Essa repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, que está sendo realizada pelo governo federal.

A guerra que está ocorrendo entre o grupo terrorista Hamas e Israel entrou no oitavo dia neste sábado e já deixou 3,5 mil mortos entre israelenses e palestinos.

Todos os brasileiros repatriados, até o momento, nos quatro voos anteriores estavam em Israel. Esses aviões da FAB trouxeram ao Brasil 701 pessoas.

Ao todo, mais de 2,7 mil brasileiros pediram ajuda para deixar o Oriente Médio. Segundo o Itamaraty, os brasileiros que querem deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv. 

Em resposta a um ataque-surpresa que foi realizado pelo Hamas no dia 7 de outubro, o Exército de Israel tem feito bombardeios em territórios palestinos, sobretudo, na Faixa de Gaza, que é controlada pelo grupo terrorista.

Brasileiros na Faixa de Gaza

O governo brasileiro está em constante negociação com autoridades do Egito e de Israel na tentativa de retirar brasileiros que estão na Faixa de Gaza.

Parte desse grupo estava abrigada em uma escola católica de Gaza, no norte da Faixa, porém, diante do agravamento da situação no local, intensificação de bombardeios e a possibilidade de invasão de militares israelenses por terra, houve o deslocamento em direção ao Egito.

Os brasileiros estão aguardando autorização para atravessar a fronteira e entrar em território egípcio. Lá, a expectativa é de que sejam embarcados em voo da FAB deixando a zona de conflito.

Um avião da Presidência da República foi cedido para a realização dessa operação. No entanto, ainda não há previsão de quando a travessia da Faixa de Gaza para o Egito será autorizada.