-
Durante evento conservador, Bolsonaro disse está à disposição da imprensa para 'ser sabatinado sobre qualquer coisa'
-
O ex-presidente não citou o fato de ter sido indiciado pela PF no caso das joias sauditas. Bolsonaro discursou na abertura da CPAC, conferência conhecida como o maior fórum conservador dos EUA e que faz edição no Brasil durante este fim de semana.
- Por Camilla Ribeiro
- 07/07/2024 09h54 - Atualizado há 5 meses
Neste sábado (6), o ex-presidente Jair Bolsonaro disse durante discurso que está à disposição da imprensa para "ser sabatinado sobre qualquer coisa".
A declaração foi feita durante evento que reúne, neste fim de semana, políticos conservadores em Camboriú (SC). Essa é a Conferência da Ação Política Conservadora (CPAC), edição brasileira do evento Conservative Political Action Conference, considerado o maior fórum conservador dos Estados Unidos.
Um dos convidados foi o presidente da Argentina, Javier Milei.
Em sua fala na abertura do evento, Bolsonaro exaltou a ideologia conservadora para o desenvolvimento do Brasil e destacou que o país é feito de pessoas cristãs e trabalhadores ordeiros.
O ex-presidente disse que o país está muito perto de alcançar o sucesso como nação, mas que algumas coisas ainda "atrapalham". O ex-presidente não exemplificou o que seriam essas coisas.
Em continuação, disse que está à disposição da "grande imprensa" que o critica.
"Apesar de quaisquer outras questões que nos atrapalham, tenho certeza. Termino aqui sem citar nomes, mas à grande imprensa que me critica, estou à disposição de vocês por duas horas para ser sabatinado sobre qualquer coisa. Se acham que vão me desgastar, saibam que as mídias sociais nos deram a liberdade e, por isso, querem censurar", afirmou Bolsonaro.
O ex-presidente disse que se propõe a responder às perguntas por 2h, desde que seja ao vivo.
"Repito, estou à disposição por duas horas. Será a maior audiência da história dessa televisão, pode ter certeza. Estou pronto para discutir sobre tudo, qualquer assunto, ao vivo, sem manipulação e sem edições", completou.
A Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (5), o indiciamento de Bolsonaro e mais 11 pessoas no caso das joias sauditas. O ex-presidente não mencionou o indiciamento.
CPAC no Brasil
O Brasil recebe a quinta edição da Conferência da Ação Política Conservadora (CPAC), versão brasileira do evento Conservative Political Action Conference, considerado o maior fórum conservador dos Estados Unidos.
O evento está acontecendo entre sábado (7) e este domingo (8), é o motivo da primeira visita do presidente da Argentina, Javier Milei, ao Brasil.
Milei desistiu de participar da Cúpula do Mercosul, realizada em Assunção (Paraguai) na próxima segunda-feira (8), onde poderia encontrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela primeira vez. Mas é presença confirmada no evento em Santa Catarina.
A relação de Lula com Milei é repleta de atritos e troca de farpas.
O que é a CPAC?
O CPAC Brasil está sendo realizado por iniciativa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e permite a participação apenas de "membros do Instituto Conservador-Liberal". As inscrições terminaram em 31 de março, mas é possível pagar para acompanhar a transmissão virtual do evento.
A CPAC é uma das maiores e mais influentes reuniões de conservadores nos Estados Unidos, foi fundada em 1974. O evento reúne políticos, ativistas, líderes de opinião, e membros do público interessados nas ideias conservadoras.
Seus discursos abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo política, economia, direitos civis, e segurança nacional.
Políticos de destaque, como presidentes, congressistas e outros líderes republicanos, frequentemente participam e discursam na CPAC, contribuindo para a promoção de agendas conservadoras e o debate de políticas públicas.
A CPAC tem conquistado mais atenção por sua inclinação cada vez mais alinhada com as políticas e ideologias promovidas pelo ex-presidente Donald Trump, refletindo uma mudança no espectro político conservador nos Estados Unidos.
Segundo a organização do evento em Santa Catarina, estão confirmados, entre palestrantes, alguns políticos conhecidos, como:
-Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil;
- Javier Milei, presidente da Argentina;
- Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal;
-Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal;
-Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina;
-Guilherme Derrite (PL-SP), ex-secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo;
-Julia Zanatta, deputada federal (PL-SC);
-Caroline de Toni, deputada federal (PL-SC);
Histórico do evento realizado no Brasil
O primeiro CPAC realizado no Brasil foi em outubro de 2019, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo (SP).
Após dois anos , uma segunda edição foi realizada em Brasília. As outras duas edições ocorreram em 2022, em Campinas (SP) e em 2023, em Belo Horizonte (MG).
O evento é realizado pelo Instituto Conservador Liberal, instituição que existe "para contribuir com o estabelecimento de um Brasil firmemente apoiado nos valores da sua fundação e manifestados ao longo do nosso desenvolvimento".
"Por isso, lutamos pelo combate de toda e qualquer ideologia e pela promoção dos valores conservadores e liberais", diz o texto de apresentação, apresentado no site oficial da entidade.