-
Avião da FAB com repatriados do Líbano inicia viagem para o Brasil
-
Após uma parada técnica em Portugal, para abastecer, a aeronave com destino a São Paulo transporta 229 pessoas, além da tripulação e três animais domésticos
- Por Camilla Ribeiro
- 06/10/2024 10h10 - Atualizado há 2 meses
O primeiro grupo de brasileiros repatriados do Líbano saiu de Portugal neste sábado (5), no KC-30, avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com destino à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP).
A Operação Raízes do Cedro , como está sendo chamada,terá duração prevista de 9h40, com previsão de chegada ao Brasil às 9h30 (horário de Brasília) deste domingo (6).O voo saiu do Aeroporto de Beirute com 229 pessoas, além da tripulação e três animais domésticos. A FAB fez uma parada técnica em Lisboa antes de iniciar a viagem até São Paulo.
“A previsão é resgatar as pessoas que manifestaram interesse em retornar ao Brasil, com prioridade para idosos, mulheres, crianças, grávidas e pessoas com deficiência”, postou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu perfil no Instagram.
Há uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos na tripulação do KC-30, para garantir acolhimento e assistência.
O voo se assemelha ao que foi realizado dos 13 que foram feitos na Operação Voltando em Paz, realizada em 2023 para resgatar quase 1.600 brasileiros e mais de 50 animais domésticos das zonas de conflito em Israel, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
O Ministério da Agricultura e Pecuária flexibilizaram as regras para entrada de cães e gatos acompanhando cidadãos repatriados e refugiados.
Essas diretrizes facilitam o processo de ingresso desses animais no Brasil.
Com isso, as unidades da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), em conjunto com a Coordenação de Trânsito e Integração Nacional de Cargas e Passageiros, passam a adotar protocolo especial para animais de estimação provenientes do Oriente Médio.
A flexibilidade permite que tutores ingressem com seus pets sem a apresentação imediata de documentos sanitários exigidos em condições.