-
Sobe O Número De Mortos Na Explosão Em Silo No PR: Sete Haitianos E Um Brasileiro
-
Além das vítimas fatais, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou que outras 10 pessoas estavam em estado grave
- Por Anderson Santos
- 27/07/2023 22h56 - Atualizado há 1 ano
Sobe para oito o número de pessoas que foram mortas nas explosões ocorridas em um silo de secagem de grãos da cooperativa agroindustrial C.Vale, em Palotina, Paraná, na tarde desta quarta-feira (26). As vítimas são sete haitianos e um brasileiro.
Inicialmente, havia sete mortos, mas o Instituto Médico-Legal confirmou a oitava vítima pela manhã de quinta-feira (27). Uma pessoa ainda está desaparecida, e há 11 feridos, sendo nove em estado grave, encaminhados para hospitais da região.
O Ministério do Trabalho e a Polícia Civil do Paraná abriram um inquérito para investigar as causas das explosões. A C.Vale informou que está colaborando com as autoridades.
A cooperativa atua em várias regiões do Brasil e no Paraguai, sendo uma das maiores do agronegócio na região sul do país e a segunda maior do Paraná.
Causa Provável Da Explosão
Segundo o major Zajac, a explosão ocorreu inicialmente no interior de um dos túneis de um silo da cooperativa agroindustrial C.Vale. Em seguida, se estendeu para outros três túneis interligados.
Ele esclarece que o momento atual é de colheita da safra de milho, e esses armazéns recebem o produto e o armazenam até a secagem, para posterior processamento.
Sobe para oito o número de mortes em explosão de silo em Palotina, no Paraná — Foto: Reprodução
Zajac também menciona que as causas da explosão serão investigadas pelos peritos da polícia científica. Algumas das hipóteses preliminares sobre as substâncias presentes no local que poderiam ter servido de combustível para a explosão serão analisadas.
“A compactação da massa de milho pode produzir gás por conta da fermentação. É também possível que a explosão tenha sido causada pela poeira do milho, que também pode gerar uma atmosfera explosiva”, disse o major à Agência Brasil. “Esses riscos tornam imprescindível a limpeza rotineira desses tuneis”, acrescentou.
Nota Da C.Vale
Cooperativa da C.Vale antes da explosão — Foto: Reprodução
"A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.
No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.
No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.
Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade."