:

  • Inflação No Brasil Segue Em Alta Em 2023


  • No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação já ultrapassa os 10%.

Com base em dados recentes divulgados pelo Banco Central, a inflação no Brasil continua em alta. Em abril de 2023, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma variação de 0,75%, um aumento em relação ao mês anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação já ultrapassa os 10%.

Essa alta na inflação tem sido motivada, em grande parte, pelo aumento nos preços dos alimentos e dos combustíveis. A escassez de chuvas nos últimos meses também tem impactado negativamente a produção de energia, o que tem levado a um aumento no preço da energia elétrica.

Diante desse cenário, o Banco Central tem mantido a taxa básica de juros (Selic) em patamares elevados. Em sua última reunião, realizada em maio de 2023, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a Selic em 13,75%  ao ano.



A manutenção da Selic em patamares elevados tem como objetivo controlar a inflação e evitar que ela se torne ainda mais alta nos próximos meses. No entanto, essa medida tem impactado negativamente o consumo e o investimento, já que os juros altos tornam o crédito mais caro e reduzem a disposição das pessoas e das empresas em gastar e investir.

Diante desse cenário, os economistas e os agentes do mercado aguardam com expectativa as próximas decisões do Banco Central em relação à Selic e à política monetária. Ainda é incerto quando a inflação começará a cair e como isso afetará a economia brasileira nos próximos meses e anos.

Com a alta da inflação, muitas pessoas seguem buscando caminhos para ganhar e há quem ganhe com isso, visto que a alta na inflação pode gerar bons resultados nos investimentos. Quem investe em tesouro do governo, pode adiquirir bons lucros se souber administrar seu dinheiro de forma correta. Quem investe em taxa selic por exemplo, consegue rendimentos maiores que na poupança e com segurança igual.