-
Mitos Sobre O Autismo; O Que Você Deve Descontruir Sobre O Tema
-
Temos uma visão preconceituosa e de pouca informação e alguns estigmas devem ser quebrados para que não haja exclusão ou constrangimento
- Por Brendow Felipe
- 20/05/2023 00h08 - Atualizado há 1 ano
O TEA, Transtorno do Espectro Autista apesar de ser bem conhecido, acaba levando muita fama por informações equivocadas, principalmente com a disseminação de informações falsas nas redes sociais ou em filmes que muitas vezes tratam o autista como uma espécie de super heroi.
Fato que é uma visão preconceituosa e de pouca informação e alguns estigmas devem ser quebrados para que não haja exclusão ou constrangimento por parte das pessoas om o espectro autista. Pensando nisso, fizemos uma lista de mitos sobre o autismo que vemos facilmente por aí.
Mitos sobre o Transtorno do Espectro Autista
1. O autismo é uma doença: o autismo não é uma doença, mas sim um distúrbio do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, o comportamento social e a interação.
2. Todos os autistas são autistas de alto funcionamento: existem diferentes níveis de autismo e cada indivíduo é único. Nem todos os autistas têm as mesmas habilidades e limitações.
3. A maioria dos autistas tem habilidades especiais: nem todos os autistas têm habilidades especiais ou “superpoderes”, como é frequentemente retratado em filmes e programas de TV.
4. O autismo é causado por vacinas: há anos, foi divulgada uma falsa pesquisa que associava o autismo às vacinas, mas ela foi amplamente desmentida e comprovada como falsa.
5. Os autistas não têm empatia: embora possam ter dificuldade em expressar emoções, os autistas são capazes de sentir empatia e se preocupar com os outros.
6. Os autistas não olham nos olhos: muitos autistas têm dificuldade em manter o contato visual, mas isso não significa que eles não sejam capazes de fazê-lo.
7. Os autistas são incapazes de aprender: os autistas têm habilidades de aprendizagem diferentes, mas eles certamente podem aprender e são capazes de ter sucesso em diversas áreas.
8. O autismo é mais comum em meninos do que em meninas: embora seja possível que haja uma maior incidência de autismo em meninos do que em meninas, isso ainda é objeto de debate e exigem mais estudos.
9. Todas as pessoas autistas são introvertidas: algumas pessoas autistas são introvertidas e preferem ficar sozinhas, enquanto outras são extrovertidas e gostam de interagir com outras pessoas.
10. As pessoas autistas não têm interesse em fazer amizades: as pessoas autistas podem ter dificuldade em socializar, mas isso não significa que eles não queiram ter amigos ou não se importem com as amizades.
11. O autismo pode ser curado: não há cura para o autismo, mas existem tratamentos e terapias que podem ajudar as pessoas a lidar com as habilidades e limitações que acompanham a condição.
12. As pessoas autistas não conseguem levar uma vida independente: embora algumas pessoas autistas possam precisar de ajuda e suporte em algumas atividades da vida diária, muitas são capazes de levar uma vida independente.
13. As pessoas autistas são deficientes: muitas pessoas autistas têm habilidades e talentos específicos, e algumas podem ser consideradas extremamente talentosas em determinadas áreas.
14. O autismo é causado pelos pais: o comportamento dos pais não é culpado pelo autismo de seus filhos. O autismo é causado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
15. A maioria das pessoas autistas tem comportamentos violentos: os comportamentos violentos podem às vezes ocorrer em alguns autistas, mas a maioria deles tem um comportamento amigável e pacífico.