:

  • 4 Crianças Foram Encontradas Vivas Em Floresta Após Queda De Avião


  • O grupo ficou sozinho após o acidente que matou sua mãe e outros dois adultos.

Quatro crianças foram encontradas com vida na floresta amazônica da Colômbia, mais de duas semanas após a queda do avião em que estavam. 

Mais de 100 soldados, com o auxílio de cães farejadores, realizaram uma intensa busca na floresta desde que a aeronave desapareceu em 1º de maio.

Os corpos do piloto e de dois adultos foram descobertos no início desta semana. O presidente Gustavo Petro anunciou a notícia e expressou alegria pelo sucesso dos "árduos esforços de busca".

"Depois de árduos esforços de busca de nossas forças armadas, encontramos com vida as quatro crianças desaparecidas na queda do avião", disse Gustavo Petro, presidente colombiano

De acordo com as autoridades colombianas, as crianças estavam perambulando pela floresta tropical desde o momento em que o avião caiu na região sul de Caquetá. 

Após encontrarem os destroços da aeronave e os corpos das vítimas, os soldados realizaram uma busca intensiva na região. 

Um dos adultos falecidos foi identificado como Ranoque Mucutuy, que era mãe das quatro crianças resgatadas. Estima-se que elas tenham idades entre 11 meses e 13 anos.

A família pertence ao povo indígena Huitoto, que habita o sudeste da Colômbia e o norte do Peru.

As Crianças Improvisaram Abrigo

Antes de encontrarem as crianças, os militares colombianos intensificaram as buscas após descobrirem um "abrigo improvisado construído com paus e galhos", o que indicava a presença de sobreviventes.

Enquanto procuravam, foram encontradas tesouras e uma faixa de cabelo nos galhos do chão, indicando a presença das pessoas desaparecidas. 

Além disso, socorristas também encontraram uma mamadeira e frutas parcialmente consumidas, sugerindo que as crianças conseguiram se alimentar durante o período em que estiveram perdidas.

Mais de 100 soldados com cães farejadores foram necessários para encontrar o grupo de crianças — Imagem: reprodução

A densa floresta tropical e o local isolado do acidente representaram desafios significativos para as equipes de busca. Aviões militares e helicópteros foram utilizados para auxiliar nas operações no solo.

Um dos helicópteros reproduziu uma mensagem gravada da avó das crianças, na língua Huitoto, pedindo para que elas parassem de se movimentar pela floresta tropical. Essa iniciativa teve o objetivo de orientar as crianças e facilitar sua localização.

Até o momento, as autoridades colombianas não divulgaram a causa exata da queda do avião. 

No entanto, profissionais informaram que o piloto relatou problemas com o motor momentos antes de a aeronave desaparecer dos sistemas de radar. A investigação sobre o acidente está em andamento.