:

  • Marília Mendonça: Perícia Mostra Que Acidente Não Foi Causado Por Erro Do Piloto


  • Após um ano e meio do acidente, o Cenipa divulgou o resultado final do relatório

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que é parte da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou o relatório final das investigações do caso envolvendo a cantora Marília Mendonça

Em 5 de novembro de 2021, a aeronave em que ela e outras quatro pessoas estavam caiu em Piedade de Caratinga, na Região do Rio Doce, resultando na morte de todos a bordo.

Conforme a avaliação realizada, não foram identificadas falhas por parte do piloto. De acordo com Robson Cunha, advogado da família, em entrevista coletiva, não houve nenhuma falha relacionada à aeronave, como pane seca ou qualquer outra questão semelhante.

De acordo com o relatório, foi constatado que uma linha de transmissão, que aparentemente estava localizada fora dos limites da Zona de Proteção de Aeródromo (ZPA), não atendia aos requisitos para ser considerada um obstáculo ou objeto que exigisse sinalização adequada.


A divulgação do relatório final da investigação ocorre um ano e seis meses após o acidente. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que as atividades de campo, coleta de dados e pesquisa relacionadas às circunstâncias que levaram ao acidente foram concluídas em novembro de 2022. 

No entanto, ainda era necessário confrontar representantes dos fabricantes da aeronave e dos motores em relação a algumas questões do relatório.

A Cenipa esclareceu que o único objetivo das investigações conduzidas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de

Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) é a prevenção de futuros acidentes aeronáuticos. A atividade não tem como propósito determinar culpa ou responsabilidade.

O Acidente

Avião caiu em Piedade de Caratinga (MG), a menos de 1 minuto do pouso — Imagem: reprodução

A cantora conhecida como "Rainha da Sofrência",faleceu aos 26 anos juntamente com outros quatro membros da tripulação, em um trágico acidente que comoveu o país. 

A queda ocorreu a apenas 4 quilômetros do aeroporto de Caratinga, onde Marília Mendonça estava programada para fazer um show no mesmo dia.

O avião decolou do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, às 13h02. De acordo com os primeiros chamados para o Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu por volta das 15h30, após aproximadamente duas horas e meia de voo. 

A queda aconteceu em uma área próxima a um curso d'água, acerca da BR-474.

Lei Marília Mendonça

Nova lei homenageia a cantora Marília Mendonça — Imagem: reprodução

Após 25 dias do trágico acidente que ceifou a vida de cinco pessoas, o Senado Federal aprovou um projeto para a criação da "Lei Marília Mendonça".

Essa lei tem como objetivo estabelecer critérios para a sinalização adequada de linhas de transmissão elétrica. O projeto também foi aprovado pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados em 19 de dezembro de 2022. 

Essas medidas visam prevenir acidentes semelhantes no futuro e garantir a segurança nas proximidades de linhas de transmissão elétrica.