:

  • Mulher Grávida Desaparece Após Visitar Namorado Em SP


  • Justiça determinou a prisão temporária do rapaz, considerado suspeito

Thainá Russo, de 27 anos, está desaparecida desde o dia 29 de abril, após visitar o namorado em Itaquera, na zona lesta paulista. 

A mãe da vítima registrou um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento de sua filha. Ela entrou em contato com o namorado de Thainá Russo, que informou que ela havia deixado sua casa em um carro de aplicativo. Desde então, não houve mais notícias sobre o paradeiro da jovem grávida.

A polícia do 32º Distrito Policial de Itaquera prendeu o namorado da vítima, identificado como Matheus Alecrim, por considerá-lo como suspeito pelo desaparecimento. Já detido, a Justiça decretou sua prisão temporária por 30 dias.

"Uma equipe do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) pediu pela prisão temporária de um suspeito de envolvimento nos fatos e também por um mandado de busca e apreensão em sua residência – ambos os pedidos foram deferidos pela Justiça. O homem foi preso na quinta-feira (4) e encaminhado à carceragem", diz o relatório.

Feminicídios Em São Paulo

O desaparecimento de Thainá Russo é especialmente preocupante, considerando que no primeiro trimestre de 2023, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo registrou 62 casos de feminicídio. 

Em todo o estado, foram 18 casos em janeiro, 25 em fevereiro e 19 em março, representando um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 50 casos foram confirmados. 

Além disso, a SSP também confirmou mais de 25.500 registros de ameaças contra mulheres, um aumento de 70,83% em comparação com o mesmo período do ano passado. 

A SSP possui 140 delegacias especializadas no atendimento de mulheres, incluindo 11 que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. Para combater esses crimes, a pasta criou o programa SP Vida, que inclui análise de crimes contra a vida, incluindo feminicídios.