:

  • Palmirinha, Ícone Da Culinária, Morre Aos 91 Anos


  • Ícone da TV, Palmirinha sofria de problemas renais crônicos, segundo os familiares.

É com tristeza que informamos que Palmira Nery da Silva Onofre, conhecida como Vovó Palmirinha, faleceu neste domingo (7), aos 91 anos.

De acordo com informações compartilhadas por familiares em redes sociais, ela sofria de problemas renais crônicos, e teve uma piora no quadro.

"A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril", relatou os parentes em seu perfil do Instagram.

O corpo da apresentadora será velado na segunda-feira (8) no Cemitério do Morumby. O velório ficará aberto ao público das 11h às 13h, mas o sepultamento será reservado para amigos e familiares.

Vovó Palmirinha precisou ser hospitalizada três vezes em um curto período de menos de dois meses no ano de 2020. 

A primeira internação aconteceu em outubro, quando ela tratou uma infecção urinária. Em seguida, no início de dezembro, devido a uma baixa concentração de sódio no sangue, ela teve que ser internada na UTI. No final do mesmo mês, Vovó Palmirinha precisou voltar ao hospital novamente por conta de outra infecção urinária.

Palmirinha deixou três filhos, seis netos e seis bisnetos.

Trajetória

Palmirinha foi uma das mais famosas apresentadoras de programas culinários da televisão brasileira. 

Sua carreira na televisão iniciou com uma participação no programa da apresentadora Silvia Poppovic, na Band, no final da década de 1980. Ela contou sua história como vendedora de salgados e presenteou a equipe com uma cesta de quitutes produzida por ela.

A simpatia e habilidade de Palmirinha não passaram despercebidas pela apresentadora Ana Maria Braga, na época à frente do programa "Note e Anote" na Record. 

Última participação de Palmirinha no programa da Ana Maria — Imagem: reprodução

Em 1993, Ana Maria convidou Palmirinha para participar do programa, e foi lá que ela ganhou o apelido que a tornaria conhecida em todo o país: "Palmirinha". 

As duas construíram uma relação afetuosa e tratavam-se carinhosamente por "Palmirinha" e "Aninha". Juntas, elas trabalharam durante cinco anos no "Note e Anote". Em 2019, mais de 20 anos depois, Palmirinha foi convidada a participar do programa "Mais Você" na TV Globo.


"Minha grande amiga Palmirinha. Mãe, amiga e irmã que a vida me deu. Hoje o céu tá mais doce com a tua chegada! Sorte de quem teve o privilégio de tê-la por perto. Meus sinceros sentimentos para toda família", escreveu Ana.

Intérprete Do Boneco Guinho Lamenta A Perda

Anderson Clayton, que interpretava o boneco Guinho e também era auxiliar de Palmirinha na TV, lamentou profundamente a morte da cozinheira e apresentadora

Anderson Clayton e Palmirinha — Imagem: Reprodução

Anderson escreveu uma carta aberta após a confirmação da morte da cozinheira e apresentadora. Ele trabalhou ao lado dela por 15 anos e comovido, disse: "Meu último adeus, vovó Palmirinha".

"Seguirei firme e forte para manter vivo o nosso querido netinho Guinho, que você pediu para eu mantê-lo sempre vivo por onde eu for. Para sempre minha gratidão."

Ao lado da carta aberta, Anderson também compartilhou várias fotos com Palmirinha, incluindo uma em que aparece segurando a mão da apresentadora em um hospital. As imagens emocionaram os fãs e amigos da cozinheira, que deixou um grande legado na televisão brasileira.