-
Golpe Do Bilhete Premiado: Veja Como Funciona O Golpe Que Já Deu R$ 1 Milhão Em Prejuízo
-
Suspeitos devem ser enquadrados nos crimes de estelionato e associação criminosa.
- Por Anderson Santos
- 07/05/2023 20h55 - Atualizado há 1 ano
Neste domingo (7), autoridades policiais realizaram operações de cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em quatro estados brasileiros, com o objetivo de prender suspeitos de aplicar o golpe do bilhete premiado.
Essa prática criminosa foi disseminada em todo o país, com especial incidência na Região Metropolitana de Porto Alegre, e vinha sendo investigada desde o ano de 2021.
Até às 10 horas de hoje foram detidas 23 pessoas: 13 no Rio Grande do Sul, três no Paraná, uma no Espírito Santo e uma em Santa Catarina. Ademais, outros cinco indivíduos já se encontravam sob custódia e agora também passarão a responder pelo crime em questão.
Polícia cumpriu mandados de prisão contra suspeitos de aplicar o golpe do bilhete premiado — Imagem: Reprodução
Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, foram identificadas pelo menos 21 vítimas do golpe do bilhete premiado, as quais tiveram um prejuízo total de aproximadamente R$ 800 mil. Os suspeitos terão que encarar acusações por estelionato e associação criminosa.
O golpe do bilhete premiado é uma prática criminosa em que estelionatários enganam suas vítimas oferecendo a troca de uma quantia em dinheiro por um bilhete de loteria supostamente contemplado.
Como Funciona O Golpe
Na maioria dos casos, o golpista argumenta que não pode resgatar o bilhete por ser analfabeto ou por não possuir documentos. Ele então oferece à vítima uma porcentagem do prêmio em troca de uma pequena quantia em dinheiro.
Depois de convencer a vítima, o golpista entrega o falso bilhete e pede para que a vítima vá até uma agência bancária para resgatar o prêmio. Quando a vítima percebe que o bilhete é falso, o golpista já desapareceu com o dinheiro.
A fim de evitar cair no golpe do bilhete premiado ou em golpes semelhantes, a Polícia Civil recomenda:
• Recusar gratificações fáceis prometidas por pessoas desconhecidas
• Conferir se o prêmio realmente existe e se quem está ofertando é confiável;
• Não realizar saques ou transferências bancárias solicitadas por desconhecidos;
Policiais prendem suspeito na Operação Ilussio, contra golpe do bilhete premiado — Imagem: reprodução
É importante destacar que, caso a pessoa tenha sido vítima do golpe do bilhete premiado ou de qualquer outro tipo de golpe, é fundamental que procure a delegacia mais próxima e denuncie o crime.
Inicialmente, a operação previa o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão em diversas cidades, incluindo:
• Passo Fundo, Caxias do Sul e Farroupilha no Rio Grande do Sul;
• Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí em Santa Catarina;
• Pinhais, São José dos Pinhais e Colombo no Paraná;
• Vila Velha no Espírito Santo.
No entanto, até a manhã deste domingo, as diligências ainda estavam em andamento e os números finais das prisões e apreensões ainda não haviam sido divulgados.