:

  • Eleições têm início em todo o Brasil para escolha de prefeitos e vereadores


  • Os eleitores têm até as 17h para ir às urnas em 5.569 cidades neste domingo (6)

As 500.183 seções eleitorais espalhadas pelo país foram abertas às 8h (horário de Brasília) deste domingo (6). A votação irá até as 17h.

Estão aptos para votar mais de 155 milhões de eleitores para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, com mandato de 2025 a 2028.

Este ano, nas eleições municipais, serão eleitos 5.569 prefeitos e mais de 58.000 vereadores em todo o país. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 431.979 candidatos a vereador e 15.573 a prefeito.

A votação terá início ao mesmo tempo em todo o Brasil

Como ocorreu nas eleições gerais de 2022, todas as cidades do país irão votar ao mesmo tempo.

Diante isso, começou às 6h, horário local (8h, em Brasília), a votação no Acre e em 11 municípios do Amazonas (Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí).

No restante do Amazonas, em Roraima, no Pará, em Rondônia, em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, a votação começou às 7h (horário local).

O que o eleitor pode levar para a cabine de votação?

Um papel com os números dos candidatos é permitido que o eleitor leve para a cabine de votação.

Outros itens, porém, são proibidos. Entre eles, estão celulares e equipamentos eletrônicos.

O TSE decidiu, desde 2022, que, antes de se dirigir à cabine da urna eletrônica, o eleitor precisa entregar seu celular, câmeras fotográficas, ou qualquer aparelho de telecomunicação e registro de câmera para o mesário.

Os aparelhos são entregues de volta ao eleitor assim que ele deixar a cabine.

Documentos são necessários para votar

O eleitor pode votar usando um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

O título de eleitor não é obrigatório, mas é esse documento que traz a zona e a seção eleitoral.

Pode votar sem biometria coletada?

O eleitor que não tenha realizado a coleta biométrica ainda está apto para votar nas eleições municipais deste ano.

Segundo turno

Cento e três municípios, incluindo as vinte e seis capitais Neste ano, poderão ter segundo turno na disputa pelas prefeituras locais. Isso porque as cidades atingiram a marca de 200.000 eleitores registrados.