:

  • Apenas 1% De 45 Milhões De Pessoas Com Alguma Deficiência Estão Empregadas Formalmente


  • Algumas pesquisas realizadas demonstraram que ainda há muito a ser feito para garantir a acessibilidade no ambiente de trabalho.

A acessibilidade no trabalho é um tema cada vez mais relevante na sociedade atual, principalmente quando falamos de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em 2022, algumas pesquisas realizadas demonstraram que ainda há muito a ser feito para garantir a acessibilidade no ambiente de trabalho.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil, o que representa 23,9% da população. Dessas pessoas, apenas 1% está empregada formalmente, de acordo com o Ministério da Economia. Isso mostra que a inclusão ainda é um grande desafio para as empresas brasileiras.

Além disso, um estudo realizado pela consultoria Talenses em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) mostrou que apenas 29% das empresas entrevistadas afirmaram ter políticas de inclusão de pessoas com deficiência. A maioria das empresas entrevistadas afirmou que a falta de qualificação profissional é o principal entrave para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

Outro aspecto importante da acessibilidade no trabalho é a adaptação do ambiente físico e tecnológico para atender às necessidades das pessoas com deficiência. Nesse sentido, a pesquisa realizada pela Talenses em parceria com a ABRH também mostrou que apenas 23% das empresas entrevistadas afirmaram ter adaptado seus espaços físicos para atender às necessidades das pessoas com deficiência.



No entanto, há empresas que estão se destacando nesse sentido. Em 2022, a Rede Globo lançou um programa de inclusão de pessoas com deficiência, que incluiu a adaptação do ambiente físico e tecnológico da empresa, além de programas de capacitação e treinamento para os colaboradores. O programa foi considerado um sucesso, e a Rede Globo foi premiada pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Outra iniciativa importante foi a criação do selo "Empresa Inclusiva", lançado em 2022 pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O selo é concedido para empresas que adotam políticas de inclusão de pessoas com deficiência em seu ambiente de trabalho, e tem como objetivo incentivar outras empresas a seguirem o exemplo.

Em resumo, a acessibilidade no trabalho ainda é um desafio para as empresas brasileiras, mas há iniciativas importantes sendo realizadas nesse sentido. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e as empresas têm um papel importante nesse processo.