-
É Oficial: Flamengo Anuncia Sampaoli Como Seu Novo Técnico
-
O contrato com o clube carioca vai até o fim de 2024
- Por Anderson Santos
- 15/04/2023 03h47 - Atualizado há 1 ano
Não deu mais para aguardar. As negociações com Jorge Jesus não avançaram durante a semana e, nesta sexta-feira (14), o clube bateu o martelo e anunciou a contratação de Sampaoli como novo comandante rubro-negro. Seu contrato com o clube carioca vai até o fim de 2024.
O que antes era a segunda opção virou o foco principal devido às incertezas pelo futuro de Jorge Jesus. O argentino irá se apresentar na Gávea neste fim de semana.
Bruno Spilde (diretor executivo), Marcos Braz (vice de futebol) e Diogo Lemos (integrante do Conselho do Futebol), fecharam o acordo com representantes de Sampaoli durante uma reunião na Barra da Tijuca.
Após a derrota por 2 a 0 para o Maringá, pela Copa do Brasil, a diretoria optou por seguir em frente mesmo sem a unanimidade interna pela atual contratação.
Sonho x Realidade
Sampaoli no comando do Santos — Imagem: Reprodução
A expectativa da torcida e dos dirigentes, a princípio, era ter Jorge Jesus de volta ao Flamengo, deixando de lado todo o ressentimento gerado pela sua saída repentina do clube em 2020.
A postura do treinador, entretanto, mostrou que ele não deixaria o clube turco antes de encerrar o contrato. JJ tem vínculo com o Fenerbahçe até o fim de maio.
A equipe está na briga pela copa e se encontra na reta final dos campeonatos nacionais. Pelo lado rubro-negro, seria improvável aguardar tanto tempo sem um técnico no clube.
Apesar de ter feito a primeira proposta ao Mister, o Fla vinha mantendo o argentino no radar. Em um áudio vazado nesta quinta-feira (13), Joge Jesus assumiu ter contato com o Flamengo, ao mesmo tempo em que pedia para o clube esperar o fim do seu contrato.
Diante disso, a direção já dava como certa a contratação de Sampaoli, visto que o treinador estava livre no mercado e já dava sinais de que aceitaria uma oferta rubro-negra.
Currículo
Sampaoli deixou uma boa impressão em sua passagem pelo Brasil, tanto que foi novamente chamado para a Europa. Em 2019, ele foi o principal rival do Flamengo de Jorge Jesus. Confira um pouco da carreira do técnico:
• 2011 — Jorge Sampaoli começou a fazer sucesso quando conquistou a Copa Sul-Americana com a Universidad do Chile - inclusive, nesta mesma campanha eliminou o Flamengo nas oitavas de final com goleada de 4 a 0 no Rio de Janeiro.
• 2012 — Neste ano o argentino comandou a seleção chilena e ganhou, três anos depois, a primeira Copa América da história do país.
• 2016 — Sampaoli teve sua primeira chance na Europa, no comando do Sevilla. A passagem foi rápida, e o destino seguinte foi a seleção da Argentina.
• 2019 — No comando do Santos, ele foi o maior desafiante do Flamengo de Jorge Jesus e terminou o Brasileirão na vice-liderança. No ano seguinte, levou o Atlético-MG ao terceiro lugar.
Após deixar o Galo ele voltou à Europa. Primeiro ao Olympique de Marselha, da França, onde ficou por pouco mais de uma temporada, teve bons resultados, mas pediu demissão após desentendimento com a diretoria.
O seu último trabalho foi novamente com o Sevilla, mas dessa vez não foi como o esperado. O clube estava ameaçado de rebaixamento e demitiu Sampaoli no dia 21 de março.