:

  • Os segredos do maracujá: além da fruta, descubra seu poder calmante


  • Podcast 'De onde vem o que eu como' explora o valor nutricional e funcional do maracujá, com espécies nativas do Brasil.

Se você consome suco de maracujá para aliviar o estresse, há uma revelação surpreendente: o efeito calmante está, na verdade, nas folhas da planta.

No entanto, a pesquisadora Ana Maria Costa, da Embrapa, faz um alerta importante: evite fazer chás utilizando as folhas do maracujazeiro em casa.

Nesta semana, o podcast “De onde vem o que eu como” explora a produção dessa fruta e seus diversos benefícios para a saúde.

No Brasil, a variedade mais cultivada é o maracujá-azedo, devido ao seu alto rendimento, sendo amplamente utilizado na fabricação de polpa para sucos, que é a principal fonte de renda da cadeia produtiva.

Por outro lado, as folhas, que possuem propriedades calmantes, são utilizadas na produção de fitoterápicos. Ana Maria Costa orienta que esses medicamentos são a forma mais segura de consumir as folhas do maracujazeiro:

"Se alguém fizer um chá em casa e errar na dosagem, pode sofrer intoxicação, pois o efeito é muito potente", alerta.

Já a polpa do maracujá, segundo a pesquisadora, é rica em vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e auxiliando na prevenção de doenças. A fruta é considerada um alimento funcional, proporcionando não apenas nutrição, mas também contribuindo para a manutenção da saúde.